Membros da Confraria Cooking Weekend

ESTE É O ESPAÇO DA "CHEF CRIS LEITE" UMA PROFISSIONAL QUE MANTÉM VIVA SUA PAIXÃO PELA GASTRONOMIA ATRAVÉS DA DOCÊNCIA
Cozinha Brasileira e Criação em Gastronomia

Perfil

Chef de Cozinha, graduada pelo Curso Superior Internacional em Gastronomia da Universidade Estácio de Sá. Consultora gastronômica, professora de cozinha brasileira do Senac Rio e do Curso de Pós Graduação em Gastronomia da Universidade Estácio de Sá.




quarta-feira, 17 de março de 2010

No Tabuleiro da Baiana tem...Acarajé

Quem vê uma baiana não imagina tudo o que ela representa. Há quem pense nelas somente como quituteiras, todavia essas mulheres magníficas são muito mais do que isso, são o símbolo da cultura brasileira e da nossa história. É um ofício reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, que passa de mãe para filhos e filhas. Está ligado ao candomblé, pois da vestimenta ao prato que preparam, tudo é parte da herança do povo africano que trazido ao Brasil, veio com a sua cultura, religião, alimentação e as vestes.
Desde menina, a baiana recebe os ensinamentos...

No Brasil colônia, algumas escravas trabalhavam foram trabalhar nas cozinhas dos senhores levando as receitas dos seus orixás à mesa, adaptando-a quando era necessário. Depois foram para as ruas com seus tabuleiros na cabeça mercando comidas como acarajé, vatapá, abará e mais o mocotó, caruru, mingau, pamonha, canjica, acaçás, arroz de coco. Dessa forma também pagavam suas obrigações no candomblé. Em alguns casos a renda ia para sua proprietária, porém as alforriadas obtinham algum dinheiro para sobreviver, com a venda desses alimentos. Nas ruas, difundiam sua religião e cultura, o que nem sempre era bem visto pela sociedade que as reprimia ou tinha preconceitos, criticando essas trabalhadoras. Depois, com a abolição, muitas fizeram disso seu sustento, conseguindo viver dessa forma. Hoje são quem mantém a família.
Para fazer um verdadeiro acarajé há todo um processo. Em primeiro lugar, só uma filha-de-santo ou filho-de-santo deve prepará-lo. O acarajé, palavra iorubá(acara = bola de fogo e jé / ajeum = comer) é um bolinho originário da África. Feito com feijão fradinho descascado e moído, frito no dendê, faz parte da culinária do candomblé. Está relacionado a um mito sobre a Xangô e suas esposas, Oxum e Iansã, sendo ofertado a esses orixás. Portanto não é só juntar os ingredientes e vender. Deve-se levar em conta a história desse povo que veio nos navios negreiros e sofreu muito preconceito e humilhação. Deve-se respeitar a cultura. Isso não significa que uma pessoa não possa oferecer em casa um almoço "baiano". Ao contrário, pode e deve. Mas que nas ruas, seja mantida a tradição.As baianas ganharam um dia a ser comemorado: 25 de novembro, quando há missa na Igreja do Rosário dos Pretos e festa na Cruz Caída (Praça da Sé). É uma festa belíssima e conta com a presença de todas elas, das mais idosas às mais novinhas. E em um estado onde a população negra é muito grande, servem de exemplo de luta pela manutenção da cultura africana no país. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 2.821/2003, que institui o Dia Nacional da Baiana do Acarajé. A data, comemorada no dia 25 de novembro, prestigia as baianas desde a década de 80.
“...São bolinhos feitos de massa de feijão- fradinho temperada com cebola. Depois de frito no azeite de dendê, cada bolinho é cortado ao meio e preenchido com recheio feito de camarão seco frito no azeite de dendê, cebola e gengibre ralado."

Luiz Câmara Cascudo – livro: Historia da Alimentação no Brasil

No tabuleiro da baiana tem...Acarajé!

Passo a passo do preparo do acarajé
Pasta de feijão fradinho:

                         Ingredientes
Quantidade
Cebola branca picada
150 g
Feijão fradinho
350 g
Modo de Preparo:
1. Passe o feijão fradinho no processador ligando e desligando rapidamente ate triturá-lo. Coloque de molho na água por 2 horas.
2. Lave em água corrente esfregando com as duas mãos.
3.
Retire as cascas que subirem a superfície. Escorra as cascas.
4. Não deixar nenhum feijão com casca
5. Bata a cebola no liquidificador e reserve sua água. Bater
o feijão no liquidificador adicionando a água da cebola aos poucos ate atingir a consistência desejada.

Bolinho do Acarajé


Ingredientes
Quantidade
Azeite de dendê                                           
3 litros
Papel toalha                                                  
1 rolo
Pasta de feijão                                              
300 g
Modo de Preparo:
1.Colocar o azeite de dendê em um tacho com uma cebola inteira e esquentar.
1.Bater a pasta de feijão com uma colher de polietileno até obter uma massa leve
1.Formar os bolinhos como “queneles” e colocá-las no tacho com azeite quente. Se afundarem significa que a pasta não está bem aerada e deve ser mais batida.
1.Deixar fritar de um lado e quando tiver dourado virar.
1.Depois de pronta, escorrer em papel toalha.

Recheios do Acarajé

Vatapá para Acarajé:

Ingredientes
Quantidade
Amendoim torrado
60 g
Azeite de dendê
40 ml
Caldo de camarão
250 ml
Camarão seco
250 g
Castanha de caju torrada
60 g
Cebola branca picada
80 g
Coentro fresco picado
½ molho
Gengibre fresco ralado
5 ml
Leite de coco
200 ml
Molho de pimenta
A gosto
Pão francês
1 unidade
Sal
A gosto

Modo de Preparo:
1. Coloque o pão de molho no leite de coco e deixe amolecer.
2. Bata no liquidificador o camarão seco com a metade do caldo de camarão, a cebola, o amendoim, as castanhas, o coentro, gengibre e o pão.
3. Leve ao fogo numa panela mexendo sempre. Acrescente o azeite de dendê e o leite de coco e mexa sem parar, adicione o caldo de camarão aos poucos.
4. Retire do fogo quando estiver soltando da panela

Molho de Camarão

Ingredientes
Quantidade
Alho picado
10 g
Azeite de dendê
30 ml
Camarão seco
100 g
Cebola branca picada
60 g
Modo de Preparo:
1. Dessalgar o camarão.
2. Dourar a cebola e o alho no azeite.
2. Junte o camarão e refogue bem.

Salada de Tomate

Ingredientes
Quantidade
Azeite de oliva
30 ml
Coentro fresco picado
15 g
Tomate verde
200 g
Modo de Preparo:
1. Retirar a semente do tomate e cortá-lo em cubos médios.
2. Temperar com azeite e sal. 

Artigo e Receitas - By Chef Cris Leite
www.chefcrisleite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário